sábado, 22 de agosto de 2009

NOTA DE AULA

Processos Estatísticos de Abordagem

Quando solicitado sobre um fenômeno coletivo podemos optar entre os seguintes processos estatísticos:


a) Censo : é uma avaliação direta de um parâmetro, utilizando todos os componentes da população. Ex.: censos demográficos, censos agropecuários, censos comerciais.

*Propriedades do censo : Admite erro processual zero,é caro , lento , é quase sempre desatualizado e nem sempre é viável.

b) Estimação : é uma avaliação indireta de um parâmetro , com base em um estimador através do cálculo de probabilidades.


*Propriedades da estimação: Admite erro processual positivo, é barata , é rápida , é atualizada e sempre viável.


DADOS ESTATÍSTICOS

Normalmente, no trabalho estatístico o pesquisador se vê obrigado a lidar com uma grande quantidade de valores numéricos resultantes de um censo ou de uma estimação, valores numéricos chamados de dados estatísticos.

a)Estatística descritiva – é a parte da Estatística tem por objetivo descrever os dados observados.São atributos da Estatística Descritiva :

*Obtenção de dados – normalmente feita através de um questionário ou de observação direta de uma população ou amostra.

**Organização dos dados - ordenação e crítica quanto à correção dos valores observados ,falhas humanas , omissões, abandono de dados duvidosos etc.

***Redução dos dados – A redução dos dados deve ser trabalhada em duas formas básicas: variável discreta (resultam de uma operação de contagem) e variável contínua (resultam de operação de medição).

****A representação dos dados – são mais facilmente compreendidos quando apresentados através de uma representação gráfica.

b)Estatística indutiva – é a parte da Estatística que tem por objetivo obter e generalizar conclusões para a população a partir de uma amostra., através do cálculo de propabilidade.


· DADOS BRUTOS – é uma seqüência de valores numéricos não organizados , obtidos diretamente da observação de um fenômeno coletivo.

· ROL - é uma seqüência ordenada dos dados brutos



Exemplo : No final do ano letivo , um aluno obteve as seguinte notas bimestrais em Matemática : 4; 8; 7,5; 6,5.

Neste exemplo X: representa nota bimestral e pode ser representada na forma :

X: 4; 8; 7,5; 6,5. (dados brutos) e X: 4; 6,5; 7,5; 8. (rol)






Nenhum comentário: