segunda-feira, 7 de setembro de 2009

LISTA DE EXERCÍCIOS

PROF. Sérgio Freitas


Setembro/2009

1.Pretendia-se fazer um estudo sobre o número de irmãos dos alunos do 10º ano de escolaridade de uma Escola Secundária.

Para isso, efetuou-se um inquérito ao qual responderam 60 alunos.

Indique: a) a população em estudo

b) a amostra escolhida;

c) a variável em estudo e classifique-a.

2. Organize os dados abaixo em uma tabela de distribuição de freqüência, contendo o intervalo de classe, a freqüência absoluta, a freqüência acumulada, a freqüência relativa e a freqüência relativa acumulada.



3.Foi encomendado um estudo para avaliação de uma entidade de ensino superior. Para isso, aplicou-se um questionário e obteve-se respostas de 110 alunos.

Indique:

a) a variável em estudo;

c) a população em estudo;

b) a amostra escolhida;

4. Em uma pesquisa realizada em uma escola, identificou-se os seguintes indicadores

(1) idade

(2) anos de estudo

(3) ano de escolaridade

(4) renda

(5) sexo

(6) local de estudo

(7) conceito obtido na última prova de biologia

(8) Quantidade de livros que possui

a) Das variáveis acima, quais são as quantitativas e quais são as qualitativas?

b) Das variáveis quantitativas, diga quais são discretas?

5.Defina estatística e dê dois exemplos em que a estatística é útil.

6.Elaborar um questionário para levantar características dos alunos desta turma de Estatística Aplicada, tais como: sexo, idade, local de residência, semestre que está cursando, o curso, se trabalha e em que área, se é a primeira vez que faz a disciplina,peso e altura.

7.. O que é População? O que é Amostra?

8.A lista do número de irmãos dos alunos da turma F do 9º ano é a seguinte:



Construa : a tabela de frequências.

9. Examine os dados solicitados na tabela abaixo e classifique as variáveis em qualitativas (nominais ou ordinais) ou quantitativas (discretas ou contínuas):



Qualitativa nominal:

Qualitativa ordinal:

Quantitativa discreta:

Quantitativa contínua:

10.Determine os itens da tabela abaixo:




11. O gerente de uma fábrica de automóveis pretende lançar um novo automóvel no mercado, pelo que, encarrega uma empresa especialista em estudos de mercado de "estimar" a percentagem de potenciais compradores desse automóvel.

Aponte:

a)População b)Amostra c)Problema

Nenhum comentário: